Programa Vida Saudável

Promove o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência, por meio de atividades físicas de estimulação funcional e esportiva.

As atividades são oferecidas nos Núcleos Regionais e Central, nos dias de segunda-feira a sábado, das 08:00 as 12:00 horas e das 14:00 as 22:00 horas, para as pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, espectro de autismo e deficiência múltipla, com padrão funcional corporal, clínico e comportamental compatível com cada modalidade oferecida no programa.

As modalidades estão vinculadas a uma programação própria (tempo de atividade, número de vagas, dias da semana, carga de trabalho, ciclo de atividade, horário, gênero, classe funcional, faixa etária, nível de aprendizado, grupo de treino, oferta no núcleo central ou regional e outros aspectos exclusivos da modalidade), onde todos (as) beneficiados (as) do programa desenvolverão um ciclo de atividade entre janeiro a dezembro, com avaliação de permanência no programa. Reserva a CETEFE, no final do ciclo, efetivar ou não a matrícula para o ciclo seguinte, bem como desligar o(a) beneficiário(a) do programa a qualquer momento, por constatar incompatibilidade funcional, clínica e comportamental para continuidade no ciclo de atividade.

O cadastro para ingressar nas atividades do Programa será pelo site da CETEFE, no link “Agende sua Avaliação”, onde a pessoa interessada será encaminhada para realizar avaliação técnica e funcional no Núcleo Central da CETEFE, em data definida, cujo objetivo é verificar se a mesma apresenta o perfil de ingresso na modalidade solicitada.

Atividade Esportiva: Ofertada nos níveis de iniciação, aperfeiçoamento e avançado, com programação para o esporte educacional, participação e rendimento para pessoa com deficiência, preferencialmente na faixa etária de idade inicial de 6 anos.

Atividade de Estimulação Funcional Básica: A atividade é destinada às crianças com deficiência física ou déficit motor associada ou não a deficiência intelectual e /ou sensorial, preferencialmente a partir de 01 ano e até 06 anos de idade. O atendimento é realizado com base na psicomotricidade e no desenvolvimento infantil e sob o olhar da neuroeducação, tendo como  foco principal  o desenvolvimento motor dentro do contexto do desenvolvimento global, envolvendo a família e o ambiente no qual a criança vive. Visa à estimulação do potencial funcional da criança com deficiência para as atividades de vida autônoma diária, social e inclusão. Fundamenta-se na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano proposta por Bronfenbrenner.

Atividade de Estimulação Funcional Global: Oferecidas com objetivo de resgatar as dificuldades motoras, funcionais, sociais e comportamentais da pessoa com deficiência, de forma a proporcionar a sua inclusão em programas de atividades físicas e esportivas, preferencialmente na faixa etária de idade inicial de 6 anos.

Atividade de Estimulação Funcional – Hidroestimulação: Oferecidas com objetivo de reabilitar as pessoas com deficiência por meio da estimulação funcional corporal aquática, preferencialmente na faixa etária de idade inicial de 6 anos.

Atividade de Estimulação Funcional – Alongamento: Oferecidas com objetivo de reabilitar as pessoas com deficiência por meio da estimulação funcional corporal em solo, com técnicas de alongamento especial, preferencialmente a partir  da faixa etária inicial de 10 anos.